sábado, 15 de dezembro de 2012

Senhor bandido


Ultimamente tenho acompanhado nos nossos veículos de comunicação o aumento do confronto direto entre policia e bandido, ou melhor, senhor bandido. Vou usar este termo “senhor” para evitar que macule a sua imagem ao lhe chamar de bandido, marginal, delinquente ou outro atributo que possa ferir sua dignidade conforme orientações de entidades de defesa dos direitos humanos e eu não quero problemas pra mim.
Pois bem, desde que comecei as minhas atividades como jornalista, mais precisamente como repórter policial, que acompanho o trabalho dessas entidades de direitos humanos, direitos estes que garantem ao senhor bandido um julgamento justo, apesar de muitas vezes o senhor bandido não ter dado essa chance para suas vítimas, e então o senhor bandido graças ao trabalho dessas entidades, garante mais uma “conquista”.
Quando o senhor bandido vai parar na cadeia, lá vem o tal dos direitos humanos reclamar que as dependências das carceragens não são dignas para uma perfeita ressocialização. Porém, dados apontam que são construídas mais penitenciárias do que escolas ou espaços sócias, ou seja, gasta-se mais dinheiro para o senhor bandido voltar ao seio da sociedade de forma digna do que com a segurança pública para que a sociedade possa viver com dignidade.
Voltando ao que eu falava no começo, o confronto aumentou e muitas vezes ninguém sabe dizer porquê, eu digo o porquê. Antigamente senhores bandidos se escondiam quando avistavam o carro da polícia, hoje eles atiram porque sabem que numa troca de tiros o policial sempre será o irresponsável em revidar. Onde vamos chegar? E o que é pior, como se não bastasse a quantidade de senhor bandido espalhado por aí, ainda tem policial que faz dupla jornada, mas isso é só um detalhe, não vem ao caso agora.
Ah, ainda tem mais uma coisa, já estava esquecendo. Já repararam o que acontece quando o senhor bandido faz um refém? São tantas suas exigências que deixam qualquer grevista envergonhado. Eles conseguem a presença de advogados, imprensa (com direito a helicóptero e tudo), colete à prova de balas, parentes, amigos, eles conseguem fazer até juízes e promotores levantarem a bunda das suas confortáveis cadeiras e saírem dos seus refrigerados gabinetes para protegê-los. Mas se isso é o seu direito, vamos respeitá-lo? NÃO! Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha!
Não podemos deixar que essa situação continue e se agrave, temos que cobrar das autoridades providências emergenciais , temos que tirar esses direitos e regalias dos senhores bandidos, pois quanto mais direitos eles adquirem, maior será o medo que teremos que conviver. A pena de morte funciona nos Estados Unidos, porque aqui não funcionaria? Ah já sei. Uma execução seria violação dos direitos humanos e o senhor bandido morreria no exercício dos seus direitos. BASTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário