terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ao Mestre com Carinho

Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecer por tudo que me foi ensinado pelos meus mestres em todos esses anos da minha vida, tive os melhores que uma criança, adolescente e adulto pode ter para uma formação, não só acadêmica mais também de caráter.
Em tua profissão tens a difícil missão de tornar possíveis os sonhos do mundo, que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem, a rotina é dura, mas você ainda persiste, teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Ainda lembro da tia Francisca da alfabetização segurando minha mão e me mostrando com toda paciência e dedicação como que eu escreveria um simples “A”, e se não fosse aquela mulher com semblante leve e de sorriso fácil no rosto, eu não estaria aqui escrevendo essas mal traçadas linhas.
Ao longo da vida foram muitos que passaram seus ensinamentos pra nós, muitas vezes, mal compreendidos por nos darem uma bronca, por nos colocarem pra fora da sala porque a conversa estava demais, hoje eu sei que não era por mal e sim para o meu próprio bem, eles não precisavam aprender aquilo, eu precisava. O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor, onde estariam os médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, arquitetos, diplomatas, enfim, se não pudesse contar com a sua atuação?
Antes de concluir, não podia deixar de registrar o nome de alguns que realmente foram marcantes na minha caminhada. A professora Francisca da Alfabetização, que foi a tia que me ensinou a ler e escrever, depois teve a professora Rosimeire na segunda série que era de quem eu escondia que tinha piolho (não espalhem meu segredo), mais lá na frente na quarta série veio a Professora Amélia, carinhosamente chamada de tia Amelinha, a melhor mediadora de conflitos que eu já conheci, muito mais na frente teve o professor de física mais temido de todos os tempos, Francisco, aí vieram o professor Lidermir, a professora Giana, e acreditem, o Davi Friale foi meu professor de Física também, e todos os outros que tive na faculdade. Tenho que deixar registrado também os parabéns mais do que especial para a Tia Bartira, essa não foi minha professora na escola, mas é a professora com quem eu mais convivi até hoje (é minha tia de verdade), já ensinou muita gente a ler, hoje está curtindo a merecida aposentadoria, mas nunca perderá o mérito e nem a importante patente de Mestre. Tem também a Renata, prima que ganhei lá de Porto Velho, que quem tiver a oportunidade de um dia conversar com ela, saberá de fato que assim como todos os outros aqui citados, faz porque ama.
Enfim, O meu carinho e gratidão a vocês, que além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, souberam apoiar-me nas minhas dificuldades.

Parabéns aos nossos mestres que nos convidaram a voar em sua sabedoria, mesmo sabendo que este voar dependeria das asas de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário