terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Quais lentes eu devo ter?

Fui surpreendido hoje com essa pergunta por uma pessoa que começou a fotografar a pouco tempo, essa é uma dúvida que todo fotógrafo iniciante tem, talvez eu nem seja a melhor pessoa para responder esse tipo de pergunta, mas vamos lá, vamos ver se posso ajudar.
Geralmente quando começamos a fotografar começamos com uma câmera DSLR que traz uma "lente do kit"que geralmente é composto por uma 18-55 mm, nas câmeras Nikon por exemplo isso é mais comum. Com essa lente é possível fotografar quase tudo, é possível aprender a fotografar, dominar a técnica e algumas pessoas inclusive fazem trabalhos com ela.
Mas muitas vezes com o tempo surge a vontade de ter outras lentes, muitas vezes por necessidade mesmo, porque a lente do kit não é adequada para determinado trabalho, aí que mora o perigo da compra compulsiva. É certo que o mundo da fotografia e dos seus mais diversos equipamentos encanta bastante, mas não é porque simplesmente algumas pessoas se encantam com o vasto mundo da fotografia e ficam ávidas por novas lentes que vai sair por aí adquirindo novas lentes só para ter na coleção.
Se você quer comprar outras lentes, mas não sabe direito qual você quer, espere. Não compre. Esse é o maior sintoma de quem compra por ansiedade somente, pois no dia que você precisar de fato de outra lente, você vai saber exatamente qual você precisa comprar. E muitas vezes você só vai saber qual outra lente precisa com o tempo, conforme você for escolhendo por um campo ou outro da fotografia.
Com o tempo e com o convívio com outros fotógrafos, você vai descobrindo qual o tipo de equipamento é o ideal pra você. Se você gosta de fotografias macro, você não vai de cara comprar uma 50 mm só porque disseram maravilhas dela (e realmente ela é maravilhosa mesmo), se você se interessa por esportes, você precisa necessariamente de uma teleobjetiva e não de uma 24-70 mm e assim por diante, não que isso seja regra, você pode ter todas elas que citei aqui, mas dê prioridades ao trabalho que vai fazer.

comprar uma lente e depois descobrir que ela não era tão importante assim pra você acarreta grandes prejuízos, mesmo que você consiga revendê-la, porque, obviamente, você vai perder dinheiro na revenda, mesmo que ela esteja pouquíssimo usada. Tudo na fotografia é muito caro, Desde as lentes até uma simples bolsinha para carregar a sua máquina, tudo tem preço bem salgado. Então antes de sair por aí fazendo grandes gastos por empolgação, tenha certeza absoluta de quais lentes você precisa ter de verdade. E o principal: lembre-se que o que um outro fotógrafo tem não necessariamente é o que você precisa ter também. Afinal cada um tem lentes de acordo com o seu objetivo fotográfico. Descubra o seu objetivo primeiro, com calma, e somente depois invista em novas lentes. Até lá treine bastante com a sua lente do kit!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário