quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A comunidade chora!

Arnesto mostra orgulhoso a partitura 001 do Samba do Arnesto
Foto: Leonardo Soares/Estadão
A comunidade do samba chora nesta quarta-feira, 26, ao saber que um dos seus personagens mais famosos partiu para o andar de cima.
Ernesto Paulelli, homem que inspirou a música “Samba do Arnesto”, que foi como Adoniran Barbosa o rebatizou em sua música. Arnesto e Adoniran se conheceram em 1938, quando ambos trabalhavam nas rádios paulistanas, aliás, desde esse tempo que Arnesto se dedica a desmentir a fama de furão que ganhou após a canção ficar famosa.
Até o fim da vida, Arnesto guardou, com orgulho daqueles de brilhar os olhos, um presente valioso que ganhou de Adoniran: a partitura número 001 – como ele mesmo reforçava, com os dois zeros antes do um – do Samba do Arnesto. Com dedicatória do amigo compositor: “Ao acadêmico Ernesto Paulella (sic), a quem dediquei esta composição quando do seu lançamento, em maio de 1955. Homenagem do autor, Adoniran.” Lúcido mesmo com a idade avançada, ele costumava cantarolar o samba que o consagrou com frequência, sempre que lhe pediam.
Ernesto Paulelli, ou melhor , o Arnesto , faleceu aos 99 anos deixando dois filhos, dez netos e nove bisnetos um legado inteiro para o samba. E uma fama de furão!
Vai com Deus e te encontra com teu grande amigo para cantarolar pelos céus.

Um comentário: