quarta-feira, 25 de junho de 2014

Marcos Suzano, o mito - Solta o som!

Dia 1º de julho teremos um mega show com o cantor e compositor Lenine na concha acústica do parque da maternidade em Rio Branco - Ac. É o projeto encontros socioambientais com Lenine patrocinado pela Petrobras que visa o desenvolvimento sustentável e a promoção do direito.
Mas não é do Lenine que eu quero falar e sim de um dos maiores percussionistas do mundo, (pra mim, o melhor!), Marcos Suzano. Sou suspeito pra falar desse cara porque ele é meu ídolo dentro da música e muita coisa aprendi o vendo tocar em shows, vídeo aulas e ouvindo seus discos.
Marcos Suzano desenvolveu técnicas para pandeiro, instrumento esse que ele difunde em cursos e oficinas. A técnica de Marcos Suzano parte do princípio de tocar o pandeiro "ao contrário", isto é, tomando como tempo forte não a batida do polegar, mas a das pontas dos dedos contra a pele do pandeiro (geralmente a batida das pontas dos dedos é dada fora do tempo forte, dado pelo polegar). Segundo o músico, essa técnica facilita a realização de ritmos fora do padrão do pandeiro, como compassos ímpares, por exemplo.
Mas a formação de Marcos vai muito além das suas técnicas para pandeiro. Começou tocando surdo e cuíca antes de fixar – se no pandeiro, Cursou Economia, mas durante o curso já frequentava a casa de Hermeto Pascoal e de Radamés Gnattali. Estudou ritmos africanos num grupo com Paulo Moura, tocou com Zizi Possi, Água de Moringa, Marisa Monte, Zé Kéti, Gilberto Gil e Lenine, com quem tem uma parceria até os dias de hoje, parceria essa, que rendeu em 1993 o disco “Olho de Peixe”.


Seu primeiro trabalho solo, "Sambatown", é de 1996 e traz usos inovadores para o pandeiro, intensificando a batida samba-funk e a utilização de sons mais graves. Em 2000 saiu "Flash", seu segundo disco solo, em que o músico vai mais a fundo no uso da música eletrônica.
Suzano faz também parte do grupo Pife Muderno, liderado por Carlos Malta.
Pra quem gostou do texto e tiver interesse em conhecer melhor esse músico, separei uma entrevista feita pelo jornalista Malcolm Lim feita em outubro de 2005, que vale muito a pena ler. Segue o link: http://www.pas.org/pdf/Suzano.pdf

Um comentário:

  1. Muito boa essa mistura de informação e música, parabéns Luciano!
    E dia 1º eu vou!

    ResponderExcluir